Desenvolvimento com responsabilidade
Onde estamos
Rua 66, nº 582 - Goiânia - GO

A mobilidade urbana sustentável como alternativa para grandes centros urbanos

Blog
20 AGOSTO 587

Saiba mais: A mobilidade urbana sustentável como alternativa para grandes centros urbanos

A mobilidade urbana é um assunto que vem sendo tratado constantemente nas grandes cidades, seja nos noticiários televisivos ou em pesquisas acadêmicas que buscam trazer soluções para os problemas infra-estruturais dos grandes centros urbanos. Nos últimos 15 anos a frota de automóveis das grandes cidades brasileiras cresceu significativamente, aumentando em até 12% entre 2005 e 2007 em São Paulo, que corresponde em aproximadamente 600 mil veículos no maior centro urbano país.

Este aumento da frota somado a problemas de logística nas cidades geram grandes congestionamentos, que são responsáveis por alguns danos, inclusive ao meio ambiente. O aumento da frota está ligado a diversos fatores como o crescimento da renda populacional e maior acessibilidade a financiamento de veículos, juntamente com o desejo de utilizar um transporte individual, uma vez que o serviço de transporte coletivo público é mal prestado na maioria dos municípios do país.

Este crescimento do individualismo colabora com maior incidência dos congestionamentos que seguem um padrão temporal de locomoção, os chamados horários de pico. Os congestionamentos são responsáveis pelo desperdício de tempo e combustível, aumentando a ineficiência econômica nos serviços e o estresse na população. Atua também diretamente na poluição atmosférica e sonora e indiretamente na poluição das vias, quando alguns indivíduos descartam erroneamente resíduos nas ruas e calçadas.

Para amenizar estes impactos muitos profissionais vêm trabalhando de forma integrada em alguns modelos de mobilidade urbana sustentável. Entre eles encontram-se arquitetos, engenheiros de transporte, geógrafos, cientistas ambientais etc. Tratando a visão de mobilidade seguindo os princípios de sustentabilidade, ela poderá ser alcançada considerando dois enfoques principais que são a adequação da oferta de transporte ligada ao contexto sócio-economico e outro relacionado a qualidade ambiental.

A mobilidade urbana sustentável é uma proposta que se finda em difundir boas práticas de transportes coletivos integrados, envolvendo a implantação de sistemas sobre trilhos como os VLT’s, ciclovias e sistemas de bicicletas públicas. Também propõe uma melhoria nas calçadas tornando-as mais acessíveis, limpas e seguras. Qualificando as vias seguindo os princípios de mobilidade urbana sustentável e com obras de infra-estrutura para proporcionar tais mudanças poderemos deixar de gastar muito tempo no trânsito e melhorar a qualidade de vida da população dos grandes centros urbanos, contribuindo para o lado social, econômico e ambiental uma vez que a população recorrerá menos ao transporte individual e sim aos alternativos, eficientes e menos poluidores.

Whatsapp Bioplan Whatsapp Bioplan