Desenvolvimento com responsabilidade
Onde estamos
Rua 66, nº 582 - Goiânia - GO

Serviços Ambientais

Serviços Ambientais
15 FEVEREIRO 578

Saiba mais: Serviços Ambientais

Esperamos todos os dias que alguns produtos cheguem a nossas casas sem ao menos perceber todo o processo e caminho que eles passam até chegar ao destino final. Dentre eles os principais são a energia elétrica, água e alimentos, que são fundamentais para o desenvolvimento das atividades diárias e manutenção da vida. E o que assegura que estes produtos chegarão até nós?

Os serviços ambientais são um conjunto de processos naturais dos ecossistemas que asseguram a ocorrência de vida no planeta e as condições para as atividades produtivas. São eles que garantem que a vida exista para todos com qualidade (ar puro, água limpa, fertilização do solo por abelhas, florestas ricas em biodiversidade, alimentos nutritivos etc.) e são realizados nos ecossistemas. O papel do homem nesse cenário é manter e restaurar o fornecimento destes serviços para que haja seguridade da vida no planeta Terra.

Estes serviços são divididos em quatro tipos, sendo eles: os serviços ambientais de suporte, que se trata da capacidade do ecossistema de prover bens como água, alimentos, plantas medicinais, madeira e a matéria prima para geração de energia. Os serviços ambientais reguladores que são obtidos por processos naturais reguladores das condições ambientais como o controle de enchentes e erosão, regulação do ciclo da água, controle de pragas e doenças etc. Os serviços ambientais culturais que são provenientes da recreação, benefícios estéticos, espirituais e educacionais que a natureza propicia aos seres humanos. E os serviços ambientais de suporte que são aqueles que contribuem para os demais benefícios, como a formação e conservação dos solos, a polinização e dispersão de sementes.

Estes serviços geram demandas e pagamentos onde se determinam valores para esse trabalho da natureza, sendo eles direto (relacionado à produção de madeira, alguma bem natural ligado ao turismo) e de uso indireto (regulação climática). Há também os de valores de não uso, como o de preservação de espécies ameaçadas de extinção.

A natureza assegura que estes produtos cheguem a nós permite ter acesso aos serviços ambientais, que nos proporciona condições para atividades produtivas. Os seres humanos, preocupados com a manutenção das boas condições de vida no planeta, precisam ter consciência e responsabilidade ambiental para que não prejudique o fornecimento destes serviços naturais.

Referências:

http://www12.senado.leg.br/codigoflorestal/infograficos/servicos-ambientais
https://uc.socioambiental.org/servicos-ambientais/o-que-sao-servicos-ambientais
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/4886-definicao-conceito-servicos-ambientais-manutencao-recuperacao-ecossistemicos-protecao-natureza-direta-economico-projeto-recursos-pagamento-beneficios-sustentave-carbono-agricultura-reciclagem-catadores-manutencao-biodiversidade-sistemas.html
Whatsapp Bioplan Whatsapp Bioplan